Os SaaS (software as a service), ou software como serviço, ganhou o mundo nos últimos anos e aparentemente é um caminho sem volta quando falamos de soluções tecnológicas para as empresas. E isso faz sentido se levarmos em consideração os inúmeros benefícios proporcionados por este novo formato de entrega de soluções.
Afinal, o que é um software como serviço?
O termo software como serviço diz respeito basicamente ao modelo de entrega de uma solução ao usuário. Neste caso, através da internet.
Na prática, estamos falando de ferramentas que são disponibilizadas na web com acesso disponível de qualquer lugar e a qualquer hora mediante à contração do serviço, geralmente determinado por período de uso ou por tráfego de dados. Empresas como Google, Microsoft e Adobe já adotaram esta nova prática e boa parte de seus produtos já são disponibilizados online.
4 grandes motivos para adotar SaaS em sua empresa
Mas por que a gestão fica mais fácil com o uso de ferramentas na nuvem? Em termos de ganhos na gestão de sua empresa, é válido evidenciar dois grandes argumentos: a terceirização de atividades secundárias e a possibilidade de gestão à distância. Porém, os benefícios não param por aí. Conheça alguns deles:
1. Foco na gestão e terceirização de atividades periféricas
As empresas devem focar em seu core business e deixar para terceiros as atividades periféricas envolvidas no seu negócio. Portanto, uma grande vantagem deste tipo de serviço é o fato do usuário não ter que se preocupar com nada além de usar a ferramenta de forma apropriada e focar na gestão de sua atividade principal. Os cuidados e preocupações com inovação e segurança são de responsabilidade exclusiva do fornecedor.
2. “Onipresença” corporativa
O fato do gestor e funcionários habilitados poderem acessar a qualquer momento e de qualquer lugar as aplicações é um benefício e tanto para a empresa em termos gerenciais. De onde quer que esteja e a qualquer hora, é possível ter acesso a dados em tempo real e tomar suas decisões.
3. Custo consideravelmente mais baixo do que no modelo tradicional
Até pouco tempo atrás o comum era contratar sistemas pagando valores absurdos de licença de uso e fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI para comportar tal solução. Esta antiga medida acabava por inviabilizar o acesso das empresas de menor porte à tecnologia de ponta.
No entanto, isso mudou. Através do modelo na nuvem o investimento se restringe agora à contratação do serviço de acordo com sua necessidade (período ou tráfego e transações) e uma simples conexão com a internet. Pronto!
4. Menos tempo de implantação e maior eficiência operacional
Por se tratar de uma ferramenta online os SaaS tendem a gastar muito menos tempo na implantação e também na operação em si. Isso porque além de isentar o cliente de ter que instalar e configurar hardware e outros itens, oferece maior facilidade e interatividade no processo operacional na rotina de uso do sistema.
Iniciou-se uma nova era na tecnologia da informação e as empresas devem se adaptar a ela o mais brevemente possível para que não percam competitividade no mercado. Portanto, independentemente do segmento do seu negócio, vale a pena dar início ao processo de migração das soluções locais para soluções online.
Que tal otimizar os processos na sua empresa? Utilize as soluções Saas!