Muitos empresários, na hora de escolher as ferramentas tecnológicas para serem usadas na empresa, se perguntam se elas são todas iguais, só variando o preço. Apesar de todo software de CRM, customer relationship management ou gestão de relacionamento com clientes, ter como objetivo principal auxiliar no gerenciamento dos prospects e consumidores já fidelizados, eles podem ser bem distintos entre si.
Se fizermos uma análise na prática, levando em consideração funcionalidades, usabilidade, valor agregado e qualidade, a resposta é: CRM não é tudo igual! Logo abaixo você irá entender o porquê.
CRM não é commodity!
Ao contrário do que alguns ainda possam pensar, software não é commodity e, por este motivo, não pode ser adquirido como se fosse um 1 kg de farinha, sem a devida importância. Isso vale, principalmente, se estivermos falando de sistemas que tem como função gerenciar o relacionamento com o bem mais precioso de uma empresa: os clientes atuais e até mesmo os futuros clientes.
O que um bom CRM deve oferecer?
Existem várias soluções tecnológicas de CRM no mercado, porém, poucas delas são, de fato, eficazes naquilo que se prontificam a entregar. Sendo assim, desenvolvemos algumas questões que devem ser avaliadas atenciosamente na hora de tomar a decisão. São elas:
Real auxílio à tomada de decisão
Um CRM não pode ser visto ou aceito apenas como um mero banco de dados onde são cadastradas informações de seus prospects e clientes, os contatos realizados e alguma informação sobre consumo para servir de histórico. Ele tem que ir muito além disso, tem que oferecer informações consolidadas e inteligentes que, de fato, auxiliem na tomada de decisões. Isso é facilmente observado analisando os relatórios que a ferramenta entrega.
Usabilidade: a eficiência operacional
Assim como qualquer sistema corporativo, o CRM tem que ser intuitivo e de fácil manuseio para os operadores, só assim os cadastros e demais dados serão imputados com exatidão. Caso contrário, tenha a certeza que os funcionários em pouco tempo passarão a achar brechas para poupar tempo nos lançamentos, o que pode acabar gerando inconsistências nos dados ali presentes e, consequentemente nas análises a serem realizadas a partir deles. Portanto, procure um sistema que seja “atraente” e que viabilize uma operação rápida e pouco complexa.
Automatização de processos
Contar com a memória ou com a agenda física dos operadores para garantir novos contatos ou retornos nunca funcionou. Inúmeras oportunidades de negócio ou até mesmo gestão de satisfação são perdidas por conta de gargalos como estes. Indica-se então a utilização de um CRM que ofereça a maior automatização de processos possíveis de modo a eliminar ao máximo a dependência da memória ou responsabilidade dos usuários.
Suporte de qualidade
É importante avaliar a capacidade de suporte a ser oferecida pelo fornecedor, este é um ponto absolutamente relevante para empresas que entendem a real função de um CRM — gerenciar em 360 graus o relacionamento com os clientes. Para esta avaliação é válido levar em consideração a estrutura do fornecedor, a história, a carteira de clientes e observar os canais oferecidos.
Você já possui um CRM? Uma bela dica é procurar por um sistema robusto, intuitivo, inteligente, com integração aos demais produtos online e com uma rede de suporte invejável.