Nós já sabemos: o ser humano é naturalmente social, e é comum que em tempos onde a tecnologia está presente em todo o lugar hajam meios de ser ainda mais através dela. A confirmação? Uma invasão na qual as redes sociais se fazem presentes em absolutamente todos os cantos da sociedade e, para o temor de muitos gestores, “todos os cantos da sociedade” inclui o ambiente de trabalho.
O acesso não é exatamente um problema. Implicações negativas surgem quando esse acesso compromete a qualidade de execução de tarefas atribuídas, desacelera a produtividade do colaborador e em casos graves compromete a privacidade das informações e do meio organizacional em si.Como lidar com essa invasão?
Você não pode extinguir a existência das mídias sociais. Acredite, nem mesmo bloqueando o acesso a elas haverá a anulação dos acessos e se por algum motivo essa afirmação traz algum tipo de dúvida à sua cabeça, os celulares acabam com todas elas.
Definitivamente, proibir não é a solução. O que pode ser considerada uma “decisão impopular” entre os colaboradores, só alimentaria o popular estereótipo de “chefe vilão”, além de alimentar ainda mais o acesso via celular e consequentemente a distração. Se você considera liberar o acesso uma decisão muito radical para um início, experimente autorizar o uso das redes sociais no horário de almoço ou nos happy hours (afinal, essas são merecidas oportunidades de descanso e interação entre os colaboradores). Como? Existem ferramentas seguras e perfeitas para que controles de acesso específicos possam ser feitos precisamente, como o TrendMicro Worry Free Business Security Services.
Nós sabemos, você é um cara legal e é assim que deseja ser reconhecido . Aproveite oportunidades com essas para desenvolver a relação e melhorar sua imagem perante os demais membros da equipe! Repensar os acessos é uma ótima estratégia, principalmente se começar pelo lugar certo.