SD-WAN significa rede de longa distância definida por software e aproveita a WAN corporativa, bem como a conectividade de várias nuvens para fornecer desempenho de aplicativos de alta velocidade.
No passado, as organizações compravam e operavam seus próprios servidores para executar aplicativos e armazenar dados críticos de negócios. Um desafio era disponibilizar esses servidores para várias redes geograficamente distribuídas, chamadas de redes locais ou LANs. Uma WAN é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica e geralmente consiste em duas ou mais LANs. Tradicionalmente, as empresas conectavam suas LANs por meio de um único provedor de serviços dedicado. Embora caros, eles podiam controlar e proteger essa conexão enquanto davam acesso a recursos críticos. No entanto, este método tinha limitações. O ponto único de conectividade estava sujeito a interrupções frequentes, o que o tornava pouco confiável.
As empresas começaram a aumentar sua conectividade empregando vários provedores ou buscando banda larga mais acessível e outros meios de acesso à Internet. Esta tendência levou ao surgimento do SD-WAN. As empresas adicionaram vários links de operadora dedicados e balanceamento de carga por tráfego de aplicativo, com base na largura de banda disponível.
A primeira geração de SD-WAN resolveu uma necessidade premente de negócios: suas técnicas básicas de balanceamento de carga permitiram que a rede tomasse decisões de negócios inteligentes em links de WAN híbridos, incluindo provedor de serviços, banda larga e evolução de longo prazo.
A capacidade de identificar aplicativos, a visibilidade do desempenho da rede e a alternância confiável do tráfego do aplicativo entre os links WAN de melhor desempenho transformaram a SD-WAN na tecnologia WAN mais procurada em todas as empresas.
No entanto, a segurança permaneceu uma consideração séria para as empresas, era preciso enfrentar esses desafios integrando funcionalidades de segurança e rede em um único dispositivo SD-WAN seguro.
Hoje se pode contar com dispositivos UTM de forte postura de segurança que possibilitam usar aplicativos em nuvem de forma mais acessível, com menor latência e com uma conexão direta à Internet, garantindo o desempenho ideal de aplicativos e a melhor experiência do usuário. Isto porque as verificações contínuas de integridade do desempenho da rede garantem que o melhor link de WAN disponível seja escolhido, com base em acordos de nível de serviço de aplicativos definidos pelo usuário. Se um link específico se degradar, o dispositivo SD-WAN sabia mover a conexão para o link WAN de melhor desempenho.
No geral, os resultados positivos de uma solução SD-WAN segura são simplificação, consolidação e redução de custos, ao mesmo tempo em que fornece o desempenho ideal de aplicativos e a melhor experiência do usuário para aplicativos corporativos, SaaS e Unified Communications as a Service (UCaaS). A análise de tempo de execução e a telemetria ajudam as equipes de infraestrutura a coordenar e resolver problemas de maneira acelerada, o que reduz o número de tíquetes de suporte e interrupções de rede. A Fortinet introduziu o termo Secure SD-WAN, que é parte do FortiGate — o firewall de próxima geração (NGFW) da Fortinet. Além do dispositivo FortiGate, a solução Secure SD-WAN inclui outros recursos avançados de rede.