Oi, tudo bem? Começamos julho, falando sobre malwares! É sempre muito importante sabermos sobre esse assunto, já que eles são umas das principais causas de danos no mundo da tecnologia da informação. Neste post, vamos começar pelo começo (obviamente): explicando a você o que são malwares.
Os Malwares, (expressão vinda do inglês, “Malicious Software” — ou seja, software malicioso) são ameaças virtuais desenvolvidas com o intuito de executar atividades maliciosas causando imenso prejuízo, que pode ser financeiro, danificar sistemas, interceptar dados ou simplesmente irritar o usuário, afetando tanto celulares, computadores ou redes inteiras.
Existem malwares de vários tipos e eles são classificados em grupos de maior ou menor poder agressor. Geralmente, adwares (ad vem de advertising, do inglês. “Anúncio” em português) são malwares que se instalam no sistema com um único objetivo: bombardear o usuário com anúncios publicitários. Estes são malwares considerados de menor poder agressor, por exemplo.
Já os Worms (“vermes”, em inglês) são malwares que se propagam por ataques do tipo phishing e vulnerabilidades diversas de software e hardware. Uma vez instalados em um sistema, eles têm a possibilidade de se propagar por uma rede com potencial enorme para causar danos em empresas e órgãos públicos. Estes são considerados de alto poder agressor.
Nos próximos posts, veremos mais sobre os malwares. Acompanhe conosco.