CONHEÇA O FILELESS E OS WORMS

CONHEÇA O FILELESS E OS WORMS

Olá, tudo bem? Hoje, seguindo nosso estudo sobre os malwares, apresentamos a você dois tipos bem importantes: o Fileless e os Worms.

Os Fileless, são malwares considerados já antigos (datam do início dos anos 2000) mas com grande poder agressor, uma vez que eles têm o poder de se camuflar entre os arquivos originais dos dispositivos em que atuam.

Ataques de fileless malware usam as próprias ferramentas e processos do sistema operacional por meio de uma técnica conhecida como “Living off the Land” ou “vivendo da terra” (tradução livre), que permite realizar atividades maliciosas usando elementos pré-instalados e sem droppear ​​executáveis adicionais no sistema da vítima. Em outras palavras, a ameaça usa recursos do sistema operacional contra o usuário. Isso dificulta a detecção, já que o código malicioso é executado por meio de processos legítimos.

Já os Worms, são malwares bem diferentes. Igualmente antigos, mas com grande poder de agressão, eles datam da época dos antigos mainframes e foram o primeiro tipo de programa malicioso espalhado por meio de arquivos anexados em e-mail, antes mesmo da virada do milênio.

Um worm é um programa independente, que tem o poder de se autorreplicar em sistemas informatizados, sem a necessidade de utilizar um programa hospedeiro.

Ele possui a capacidade de causar danos sem a necessidade de ser ativado pela execução do usuário. A sua atuação engloba a exploração de falhas e vulnerabilidades de sistemas de informação, podendo ocasionar graves danos à sua funcionalidade, além da possibilidade de realizar o roubo de informações, entre outros danos.

Para se defender de malwares, basta tomar as precauções que já tratamos aqui mesmo no blog: manter hábitos de higiene cibernética e ter seus dispositivos de segurança (antivírus e firewalls, por exemplo) sempre corretamente instalados e atualizados. #ficadica