APTOS? QUAL É A NOVA FONTE PADRÃO DA MICROSOFT?

APTOS? QUAL É A NOVA FONTE PADRÃO DA MICROSOFT?

Caros leitores, me deparei hoje com a fonte Aptos em todas as ferramentas de Microsoft 365 do meu computador. Busquei informações para elaborar um artigo sobre o assunto e encontrei, dentre tantos, este da Microsoft Design no Medium. Este artigo descreve com muitos detalhes e tão bem a mudança da fonte padrão que eu decidi postar aqui a tradução sem alterações.

Boa leitura!

“Caros todos os seres humanos na Terra que já digitaram texto,

Por 15 anos, nossa querida Calibri foi a fonte padrão da Microsoft e guardiã das comunicações de escritório, mas como você sabe, nossa relação chegou a um fim natural. Nós mudamos. A tecnologia que usamos todos os dias mudou. E assim, começou nossa busca pela fonte perfeita para telas de alta resolução. A fonte precisava ter nitidez, uniformidade e ser ótima para tipos de exibição. Houve momentos emocionantes, mas também intimidadores. Como substituir a Calibri? Como encontrar aquela única fonte verdadeira que pode ocupar seu lugar como padrão legítimo?

Como compartilhamos anteriormente, a Microsoft encomendou cinco novas fontes: Bierstadt, Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite. Nossa esperança era que uma delas se tornasse a próxima fonte padrão para o Microsoft 365. Todas foram adicionadas ao seletor de fontes suspenso. A partir daí, enquanto você teve a chance de usá-las, ouvimos seus feedbacks apaixonados e escolhemos aquela que mais ressoou, que foi a Bierstadt. Mas como houve uma mudança, também houve uma mudança de nome. Bierstadt agora é conhecida como Aptos.

Hoje começamos a fase final dessa grande mudança, onde o Aptos começará a aparecer como a nova fonte padrão no Word, Outlook, PowerPoint e Excel para centenas de milhões de usuários. E, ao longo dos próximos meses, ele se tornará o padrão para todos os nossos clientes. Mal podemos esperar para que o Aptos esteja prontamente disponível, pois foi criado para incorporar muitos aspectos da experiência humana.

O tipo de letra foi criado por Steve Matteson, um dos principais designers de tipos do mundo. Seu trabalho anterior inclui o desenvolvimento das fontes principais TrueType do Windows e a criação de Segoe. Steve renomeou a fonte que projetou de Bierstadt para Aptos, em homenagem à sua cidade favorita não incorporada em Santa Cruz, Califórnia, cuja paisagem e clima amplamente variados representam a versatilidade da fonte. A neblina, praias, árvores de sequoias e montanhas de Aptos resumiam tudo o que ele amava sobre a Califórnia. Se afastar do digital e evocar a natureza era semelhante a voltar ao lápis e papel. Desenhar letras à mão desempenharia um papel fundamental no processo criativo de Steve.

Ele projetou a fonte com um toque sutil humanista. Ele queria que o Aptos tivesse o apelo universal do falecido locutor de notícias da NPR, Carl Kasell, e o tom perspicaz do apresentador do The Late Show, Stephen Colbert. “Sempre há aquela vozinha dentro de mim dizendo: ‘Você sabe, você tem que tentar incluir um pouco de humanidade. Você não pode apenas usar réguas e bordas retas e curvas francesas (um modelo usado para ajudar a desenhar curvas uniformes) para fazer todas essas formas mecânicas.’ Eu fiz isso adicionando um pouco de balanço ao R e ao g duplo empilhado”, disse ele. Steve queria que a fonte fosse mais universal e menos mecânica ou institucional. Aptos tinha que inspirar confiança e ser envolvente para ser lido.

Semelhante à tipografia suíça do meio do século XX, o Aptos é uma sans serif. Também conhecida como Grotesque ou Gothic, sans serif geralmente possui formas de letra simples, traços uniformes e são facilmente legíveis. Aptos, feito de formas geométricas variadas, é ousado, bem definido, direcional e contido. Articula muitas línguas e tons diferentes. As extremidades das hastes são cortadas com precisão. Quadrados circulares sutis dentro das curvas das letras permitem uma legibilidade maior, especialmente em tamanhos pequenos.

Existem pesos de fonte diferentes para ajudar a definir modos e direcionar a atenção do leitor. A nova fonte padrão é profissional e, ainda assim, acessível. Aptos incorpora profissionalismo, adaptabilidade, toques sutis de expressão e mais clareza. Agora, o “l” minúsculo tem um traço distinto, separando-o do “I” maiúsculo. As cabeças dos “i” e “j” são pontos circulares em vez de quadrados grotescos. O “6” é de único traço, enquanto dois elípticos empilhados formam o “8”.

Steve disse que a fonte tem uma personalidade discreta que não poderia ser “excessivamente” neutra. Tinha que haver um pouco de calor. “É meio como ouvir a voz de um GPS versus a voz de um ser humano. As pessoas preferem ouvir um humano do que um robô dizendo para virar à esquerda, essa é a minha ética sendo incorporada ao design”, disse Steve. Seu processo começa com lápis e bloco de notas. Todas as fontes são concebidas através de rabiscos no papel. Para ele, trabalhar estritamente no computador torna as coisas muito “efêmeras” e o motivo por trás das ideias se torna fácil de esquecer.

Desenhar letras preserva a arte feita à mão da fonte quando ela é finalmente digitalizada. “[No computador] eu posso refinar os detalhes e desenho muito rapidamente na tela, mas às vezes há nuances que você obtém no papel que podem não ocorrer se você estiver clicando, arrastando e segurando a tecla shift. [Desenhar no papel] é uma expressão mais física de si mesmo.” Embora celebremos o Aptos, ainda encorajamos você a ir além do padrão.

Para todos os fãs de nossas outras ótimas fontes concorrentes, não se preocupem, todas as quatro fontes: Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite ainda estão lá. Até mesmo o Aptos está lá sob o nome Bierstadt no seletor suspenso para aqueles que ainda não estão prontos para o novo nome da fonte. Saiba que para alguns de nós, a cidade da cerveja (tradução para o inglês da palavra alemã Bierstadt) viverá para sempre em nossos corações.

E, assim como seus antecessores Times New Roman e Arial, a Calibri está fixada no topo do novo menu de fontes (apenas na web por enquanto). Elas são suas para escolher. Fontes são pessoais. Entendemos isso. Lembre-se de que você sempre pode selecionar a fonte que deseja ser a sua fonte padrão nas configurações.

O Aptos faz parte de uma onda mais ampla de recursos que estão chegando ao Microsoft 365. Estamos nos esforçando para tornar o software mais expressivo e inclusivo. Há uma experiência de seletor de fonte recém-projetada, junto com novos temas, cores e fundos. Essas atualizações indicam nossa dedicação àqueles que usam o M365 da mesma maneira que um mecânico usa uma caixa de ferramentas ou um artista usa um pincel.

Por quase cinco décadas, foi uma grande honra servi-los em todos os seus empreendimentos de desktop. Sem você, nada disso teria sido possível.

Sabemos que você vai gostar da nova fonte e aguardamos seus comentários.

Atenciosamente,

Microsoft”

O original está em: https://medium.com/microsoft-design/a-change-of-typeface-microsofts-new-default-font-has-arrived-f200eb16718d