Você sabe, quando se trata de negócios as ameaças estão em todos os lugares, dos mais óbvios até os mais imprevisíveis, e é preciso estar atento para que vulnerabilidades apresentadas pelos sistemas não se tornem uma pedra no caminho da sua empresa.
Para que esse cuidado seja facilitado, é imprescindível que as organizações contem com sistemas seguros, e, preferencialmente, longe de vulnerabilidades de segurança que propiciem a falha no gerenciamento de informações. Ferramentas que oferecem a possibilidade de nivelamento de acesso às informações são grandes aliadas no gerenciamento da privacidade de dados, e um bom exemplo são as que integram a plataforma Office 365, como Sharepoint e CRM Online.
Essas ferramentas permitem a criação de diferentes níveis de acesso às informações organizacionais onde se pode definir níveis de privacidade que permitem, por exemplo, que determinado departamento veja apenas as informações pertinentes a ele. A restrição individual de usuários a informações também pode ser feita. O detalhamento dessas restrições é personalizável de forma que podem haver zonas de acesso, documentos, e até campos de uma tabela que podem estar disponíveis publicamente, confidencialmente e também de forma restrita a usuários selecionados.
As ferramentas da plataforma Office 365, contam também com uma política de retenção de dados programável, ou seja, se você deseja que seus dados se tornem indisponíveis ou sejam movidos para a lixeira depois de uma certa data, eles terão o destino programado de forma segura e precisa. Existem também recursos que impossibilitam a cópia dessas informações, como a restrição de impressão ou download de documentos no Sharepoint.
Não contar com sistemas como esses pode garantir, além das invasões e ameaças já conhecidas, que colaboradores alheios a algumas informações façam o manuseio incorreto delas e também o acesso de pessoas mal intencionadas a sua base de informações.
Atualmente, a proteção às informações organizacionais não é uma opção, e sim, uma obrigação, afinal, à medida que mais ferramentas seguras são desenvolvidas, surgem também novas ameaças. Dados não são simples elementos armazenados: são a inteligência e confidencialidade que caracterizam o quão confiável é a sua empresa.