O mundo felizmente superou a ideologia limitada de que trabalhar de forma sustentável é uma opção. Hoje, temos consciência de que a sustentabilidade é um dever que gera benefícios em diferentes dimensões organizacionais, como na transmissão de uma perspectiva consciente e visionária da empresa, na modernização dos processos e, sobretudo, atuando significativamente na redução dos custos.
A tecnologia, no geral, tem se mostrado como uma grande aliada das empresas na hora de economizar, mas uma área específica dela vem se destacando na garantia de vantagens financeiras: as práticas relativas a tecnologia em nuvem.
Uma grande iniciativa sustentável é a adoção de ambientes híbridos. Com eles, a estrutura tecnológica atual é aproveitada, poupa-se a energia que seria gasta com a manutenção e com o trabalho de servidores implantados na estrutura física da empresa e a difusão de gases nocivos ao meio ambiente é reduzida. Em números, uma empresa com até cem colaboradores diminui até 90% da emissão de carbono após a implantação de um sistema híbrido.
A sua empresa quer ser ecológica, econômica e também reconhecida, não é? Existem padrões internacionais que certificam empresas que trabalham de forma sustentável e orientam o aprimoramento dos sistemas de gestão ecológica, como o Global Report Initiative (GRI) e a International Organization for Standardization (nessa, especificamente a norma ISO 14.001).
Lembre-se: se você deseja contar com todas as vantagens da nuvem implantando um ambiente híbrido ou adotando plataformas baseadas nela, é imprescindível que sua empresa conte com uma equipe de responsabilidade para realizar essa migração, afinal, esse é um grande passo e você certamente precisará de um serviço à altura, livre de qualquer imprevisto.