Segundo o estudo da Global Entrepreneurship Monitor, em 2014 o Brasil contava com cerca de 45 milhões de empreendedores. Esse dado certamente seria um bom indicador da economia, assim como do pensamento inovador brasileiro, exceto por um motivo: a crise. Mesmo antes dela, estimava-se que mais de 25% das empresas abertas no Brasil fechavam antes de completar dois anos de funcionamento (SEBRAE, 2013).
Todos esses dados nos levam a crer que empreender, principalmente no atual contexto, se tornou uma tarefa ainda mais complexa do que já era considerada. O pulso firme frente as dificuldades, o controle fiscal e a coragem para adentrar no cenário empreendedor em um momento econômico cruel nem sempre são suficientes para que uma empresa tenha sucesso, ou no mínimo sobreviva, resultando na conclusão de que abrir e prosseguir com uma empresa nos dias de hoje exige habilidades que vão além das citadas pelos empresários tradicionais, e mais do que nunca, o espírito inovador e a visão de que se atualizar são tópicos essenciais.
Uma excelente alternativa para se destacar em meio às demais empresas é a conversão a um negócio digital (e, na verdade, pode ser que o seu já seja um e você nem saiba). O conceito de negócio digital é relativamente simples: é considerado um, aquele em que usa pelo menos um computador conectado à internet como ferramenta para atingir o seu propósito de negócio. Podemos considerar essa definição absolutamente abrangente, ou seja, das mais pequenas empresas até as grandes organizações, sendo o ponto diferenciador entre elas o nível da tecnologia empregada nas operações.
O grande diferencial de uma empresa realmente incorporada a tecnologia é o nível de valor gerado pelo seu uso e a inteligência que emprega através das ferramentas digitais. No mundo, as empresas, principalmente as pequenas, estão aprendendo aos poucos como adotá-la e as maiores ressignificando o modo como usam o que já foi implantado, além de, é claro, adotar cada vez mais recursos e por isso, crescendo e se destacando.
Se os negócios digitais são o futuro, a empresa que aderir antes às previsões certeiras seguramente terá consigo o estandarte da inovação e do pioneirismo. Independentemente da época e das condições e do ambiente, uma gestão orientada a inovação e que não ignora as mudanças que acontecem ao seu redor é sinônimo de evolução, atenção, rentabilidade e acima de tudo, sucesso. Não sobreviva à era digital, mas sim, sobreviva com ela.