Imagina como seria bom se cafés, espaços de reunião e lugares ao ar livre fossem locais de trabalho? Isso já se tornou realidade em muitas empresas. A mobilidade supera barreiras de tempo e espaço. Poucas tecnologias transformaram o comportamento do homem tão rapidamente e toda essa mudança passa por uma nova cultura, onde o foco está na importância dos dados para a inteligência do negócio e não mais nas máquinas como fator de produtividade.
Hoje, grande parte da população economicamente ativa possui pelo menos um dispositivo móvel conectado à internet. Estamos na era da informação na palma da mão. A mobilidade nos permite trabalhar fora das paredes da empresa como se estivesse dentro. O lugar de trabalho deixa de ser a sede da empresa para ser qualquer ponto da cidade. Tudo isso é possível a partir da computação em nuvem alinhada a uma nova visão sobre o que é o trabalho.
Como decorrência, surge a necessidade das empresas atentarem para novas questões ligadas à gestão da informação, recursos humanos e disponibilidade de infraestrutura de TI. Assim, um bom plano de evolução passa pelo cuidado em: a) disponibilizar ferramentas que possibilitem realizar o trabalho de forma mais produtiva e b) estabelecer políticas bem definidas quanto: ao do uso de dispositivos pessoais para fins de trabalho (BYOD), à classificação clara dos tipos de mensagens ou comunicações que exigem do colaborador ação imediata fora do horário de expediente e ao controle do horário que os colaboradores podem ter acesso às informações. A sua empresa está preparada para a era da mobilidade?