Você já parou para pensar na importância da tecnologia para os negócios da sua empresa?
No começo a tecnologia tinha somente o papel de automatizar os processos e substituir a mão-de-obra humana, sendo vista pelos gestores como um custo. Com a evolução, a tecnologia passou a ocupar um lugar importante. Hoje é uma excelente ferramenta propulsora de negócios e atingiu áreas estratégicas, impactando nos resultados das empresas. Um bom exemplo é o impacto imediato nos custos do negócio.
Ao adotar a computação em nuvem os custos do negócio passam do CAPEX (investimento em bens que serão imobilizados) para OPEX (despesas com operação). Com isso, os profissionais de TI não precisam mais perder o sono pensando nos argumentos para convencer os gestores a aprovar orçamentos pesados em hardware, importantes mas nem sempre notados, e ainda, de quebra, reduzem o desembolso inicial drasticamente. O custo com TI passa a ser periódico, de acordo com os serviços utilizados. Além disso, os serviços contratados normalmente são acompanhados por atualizações periódicas do software, o que diminui os investimentos com novas aquisições.
A evolução tecnológica com redução de custos é possível sim. O desafio passa a ser a utilização com inteligência dos recursos disponíveis, explorando ideias e orçamento com foco em estratégias de crescimento e geração de novos negócios.