Por Dyonathan Hessler
Hoje, a tecnologia está em tudo, e é essencial nas empresas de todos os tamanhos e áreas de mercado. Mas o uso estratégico das ferramentas disponíveis nem sempre é algo fácil de implementar sem a orientação de uma consultoria em TI.
O sigla TI vem de Tecnologia da Informação e inclui todas as soluções e recursos de computação usados para transmitir, acessar, armazenar, proteger e produzir informações digitais.
A rede de computadores do seu negócio, o software de gestão, os serviços de armazenamento na nuvem, dentre outros, são todos soluções de TI.
E por que a consultoria em TI é tão importante, uma vez que todas essas soluções estão a um clique de distância?
Neste post, vamos te mostrar porque é tão importante que alguém qualificado faça esse trabalho, para que você use seu tempo e energia 100% no que é mais importante que é a gestão do seu negócio.
Mas afinal, O que é consultoria de TI?
A consultoria de TI é um serviço prestado por um profissional capacitado que aconselha uma empresa sobre as melhores maneiras de otimizar sua infraestrutura existente com a ajuda de soluções de tecnologia.
Por exemplo, uma empresa deseja melhorar o seu sistema de backup e implementar um banco de dados na nuvem.
Um profissional de consultoria de TI especializado nesse tipo de solução orienta qual a melhor escolha para a realidade da empresa.
Além desse, outros serviços que um consultor de TI pode assessorar a implementação são: compra de licenças, implementação de software de gestão, infraestrutura de rede, suporte físico, instalação e gerenciamento de Firewall, entre outros
A consultoria em TI ajuda as empresas a entender e analisar todos os requisitos necessários para a implementação de uma determinada solução. Além disso, aconselha sobre os melhores serviços disponíveis que determinado negócio precisa e dá indicações com base em sua experiência.
A consultoria abrange da criação da estratégia geral de TI, passando pelo tipo de tecnologia que será implementado até como a solução vai contribuir para as metas do negócio e satisfação do cliente.
Agora que você já sabe o que é consultoria de TI, vamos listar alguns benefícios que essa assessoria agrega para o seu negócio.
1. Contribuir para o foco da equipe nas suas funções
Quantas vezes você já não perdeu um tempo grande do seu trabalho tentando resolver um problema com a rede de internet, atualizando um programa ou configurando a impressora?
É frustrante ter que deixar suas atividades principais (e nas quais você é bom!) para tentar resolver essas questões técnicas.
Com a consultoria em TI, você e a equipe da sua empresa terão todo o tempo disponível para investir em suas funções principais e melhorar o desempenho e produtividade.
Com as soluções implementadas corretamente, evitam-se os erros e, melhor, existe a quem recorrer em caso de qualquer problema.
2. Ter um especialista a disposição
Muitos profissionais de TI mantêm sua assessoria após a fase de implementação. Contar com a expertise de um especialista é útil, principalmente na fase de adaptação da equipe.
Com um consultor a disposição, a equipe tem a tranquilidade de contar com a orientação correta para driblar qualquer dificuldade no trabalho, garantindo melhores resultados.
3. Aprimorar as operações da empresa
Com uma consultoria de TI, você ganha a visão de um profissional em relação à eficiência das operações da sua empresa e como elas podem melhorar.
Muitas vezes, com a implementação de uma solução tecnológica simples, o trabalho da equipe muda e evolui muito mais rápido.
E além do seu time identificar essas mudanças positivas, os clientes também perceberão o progresso na maneira como o serviço é prestado.
Essa nova perspectiva pode ser uma virada de chave importante para o seu negócio.
4. Obter um melhor custo-benefício
Montar um setor de TI interno pode sair muito caso. Será preciso montar a estrutura de trabalho, contratar um profissional, pagar um salário, benefícios, etc.
Por isso, a consultoria de TI é um serviço eficiente se as demandas da sua empresa são mais pontuais e espaçadas e não precisam de intervenções constantes.
Você pode economizar investindo em projetos com um consultor capacitado e vai receber o investimento em lucro ao melhorar a maneira como a empresa trabalhar.
5. Criar segurança para suas informações do negócio
Um dos assuntos mais falados e polêmicos atualmente é a segurança das informações disponíveis na internet.
As empresas lidam todos os dias com informações sigilosas de outras empresas, clientes e mesmo as suas. Por isso, não basta apenas implementar um banco de dados, por exemplo, é preciso garantir que seja um sistema com a segurança adequada.
A consultoria de TI faz uma auditoria na sua empresa para identificar pontos vulneráveis, cria um protocolo para a segurança de informação e ajuda a implementar soluções contra desastre como um sistema de backup, por exemplo.
A sabe aquele hábito péssimo de clicar em tudo sem ler ou entrar em qualquer site para baixar um programa? Com o auxílio de um Firewall para identificar possíveis invasores, esse tipo de hábito pode ser gerenciado e minimizado.
A consultoria em TI pode envolver treinamentos para os funcionários sobre o que eles podem e o que não podem fazer para evitar vírus nas máquinas e vulnerabilidade no sistema.
6. Impulsionar a produtividade da equipe
Uma empresa que oferece as ferramentas necessárias para o bom trabalho da equipe está um passo à frente do sucesso.
Com uma infraestrutura sólida e organizada, a equipe sabe onde e como armazenar os arquivos, manter suas versões atualizadas sempre a mão e compartilhar com quem precisar e de onde estiver.
Uma consultoria de TI vai ajudar sua equipe a ser mais produtiva e conectada para se dedicar às metas de negócios e satisfação do cliente.
Tenha a melhor consultoria de TI na sua empresa
Agora você já entendeu como uma consultoria em TI pode ser estratégica para o seu negócio. Com os serviços da Gofix você pode elevar o nível das suas operações e param de deixar sua equipe em apertos diariamente.
Nossa empresa implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona, fazendo com que você foque no que é mais importante, seu negócio.