A nuvem como estratégia de negócio

A nuvem como estratégia de negócio

Os modelos de negócios que surgem com as tecnologias emergentes estão redefinindo as regras de concorrência e exigindo dos tomadores de decisão um olhar profundo sobre seus negócios. Pressões do mercado requerem adequações constantes das empresas para se manterem competitivas.

Com uma tecnologia escalável e elástica, a nuvem figura entre os recursos mais impactantes para mudança dos negócios e da TI. Uma boa estratégia de nuvem deve levar em consideração a necessidade de identificar os objetivos de negócio e alinhar com os benefícios potenciais.

Metas e benefícios são exclusivos de cada negócio. Como exemplo, podemos citar a redução de custos. Para as empresas em que a decisão de TI está voltada ao ganho de produtividade, segurança, desempenho e flexibilidade a adoção da tecnologia de infraestrutura em nuvem será vantajosa, em razão da agilidade em implantar na nuvem as cargas de trabalho no momento que necessitar. Já, para empresas que tem como estratégia a redução de custos a nuvem pode parecer pouco atrativa comparado aos custos atuais de infraestrutura física.

O importante é ter em mente que a opção pela adoção da tecnologia em nuvem é uma decisão estratégica e deve ser baseada na realidade da empresa e nos objetivos que ela deseja atingir. A nuvem deve ser pensada como um meio (ferramenta) para alcançar os objetivos da empresa e não como o fim.

Para quem deseja adotar a nuvem, temos duas recomendações importantes a fazer. Trabalhe utilizando a tecnologia de forma híbrida. Isto é, mantenha a estrutura de trabalho atual e, quando for justificável ao negócio, expanda a carga de trabalho à nuvem pública. Atualmente, existem tecnologias que permitem esta ação de forma tranquila e transparente. Tenha parcimônia ao implantar e migrar as cargas de trabalho. Este serviço deve ser realizado em partes, obedecendo as melhores práticas, após a realização de testes e homologação da plataforma escolhida. Isso garantirá o sucesso.