MALWARE EM ROTEADOR?

MALWARE EM ROTEADOR?

Oi, tudo bem? Hoje aqui no blog, falaremos sobre um tipo de infecção por malware aparentemente improvável, mas que acontece bastante: malwares em roteadores.

Os cibercriminosos têm como alvo os roteadores principalmente por dois motivos: primeiro, porque todo o tráfego de rede passa por esses dispositivos; segundo, você não pode escanear um roteador com um antivírus comum. Isso facilita muito o trabalho deles pois o malware que se instalou no roteador tem muitas oportunidades de ataque e muito menos chance de ser detectado — e menores ainda de ser excluído.

Infectando um roteador, os cibercriminosos tem várias possibilidades. Talvez a mais comum delas seja criar uma Botnet (uma rede de dispositivos que enviam inúmeras solicitações para um determinado site ou serviço online como parte de um ataque DDoS.)

Além da Botnet, o objetivo pode ser o roubo de dados. Então, existem inúmeras formas disso acontecer e fatalmente você estará na mão desses criminosos. Mas calma, você pode se defender dessa possibilidade, com alguns passos simples.

De tempos em tempos, verifique o site do fabricante para obter as atualizações mais recentes do firmware do roteador. Instale-os assim que estiverem disponíveis. Desative o acesso remoto às configurações de administração do roteador. Utilize um VPN — ele vai criptografar todas as informações de saída antes de passá-las para o roteador, mantendo-as protegidas contra cibercriminosos, mesmo que tenham infectado o dispositivo. E além disso, como sempre falamos: tenha hábitos de higiene cibernética. Ela pode salvar sua vida online. Lembre disso.