Contratei um projeto de TI que deu errado. E agora

Contratei um projeto de TI que deu errado. E agora

Por Marcela Finamor.

Conheça 3 sintomas mais comuns, entenda os erros e garanta o sucesso do próximo projeto. 

Existem uma infinidade de motivos que podem interferir para que o projeto de TI contratado não atinja o sucesso esperado. Muito se fala nos erros de condução. Você já pensou que os principais erros podem ter raiz na contratação do projeto? Pois então, se você não tinha pensado nisso não é o único. 

Confira abaixo 3 sintomas bem comuns, que ocorrem frequentemente e que interferem de forma negativa no sucesso dos projetos: 

O escopo contratado não foi bem desenhado. 

O projeto só vai atingir o sucesso se todos os envolvidos souberem exatamente o que foi contratado e o que se espera dele. Ter a definição do resultado é a base para traçar as atividades que serão necessárias para alcançar. Quando o escopo fica muito aberto o risco é imenso (tanto para o cliente como para o fornecedor), pois tudo se torna subjetivo, difícil de dimensionar e controlar. 

2. Você precisa pedir aprovação para contratação adicional de recursos ao financeiro. 

O conhecido erro no dimensionamento do projeto. No escopo mal desenhado é que se esconde o prejuízo financeiro. Para que isso não ocorra é essencial mapear as necessidades da empresa e alinhar o que é possível fazer com o orçamento se tem em mãos. Essa atitude é fator crítico para o sucesso do projeto. Fique de olho! 

3. O fornecedor entregou o serviço pela metade. 

Nestes casos, é bem comum ter ocorrido falhas na contratação. Alguma vez você já se deparou com a seguinte situação? O executivo de vendas promete realizar um serviço X ao cliente. A proposta apresentada pareceu muito vantajosa, pois o preço foi bem mais baixo do que o dos concorrentes. Como o escopo não foi bem desenhado os objetivos também não ficaram bem claros para ambas as partes. Quando a demanda chegou para equipe técnica não há condições de entregar o pedido. Conclusão: expectativas frustradas. O fornecedor fica com a credibilidade abalada, a imagem do coordenador de TI fica manchada e o diretor financeiro fica com a sensação de perdeu dinheiro no negócio. 

De fato, o grande desafio na hora de contratar um projeto de TI é ter clareza dos problemas que se quer resolver e do resultado que se quer atingir. De posse destas informações a tomada de decisão se torna bem mais segura e aumenta consideravelmente as chances de sucesso. Se você não sabe por onde começar, uma dica: identificar as razões que levaram ao fracasso de projetos anteriores vai ajudar a acertar nos próximos. 

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