Por Marcela Finamor
Nem sempre o problema é da operadora.
Aproximadamente 9 em cada 10 empresas no Brasil usam a internet na operação, conforme dados da pesquisa TIC Empresas, realizada anualmente pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), organização que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Esse dado demonstra que o acesso à internet é a infraestrutura de TIC mais usada pelas empresas para realizarem seus negócios. Em contrapartida, é a número 1 em reclamações.
De modo geral, os problemas dizem respeito ao desempenho inadequado da internet, notado pelas frequentes paradas e interrupções, e a baixa qualidade do serviço e/ ou do atendimento das operadoras.
Os motivos mais frequentes das dores de cabeça de qualquer empresa quando o assunto é internet são:
Erro na contratação;
Uso inadequado da conexão contratada;
Equipamentos ou infraestrutura mal dimensionados;
Assimetria da banda.
A missão aqui é oferecer informações simples, que irão ajudá-lo a compreender os fatores que possivelmente estão interferindo no desempenho da internet para acabar de vez com a instabilidade. Pensando em oferecer uma maior qualidade, decidimos produzir uma série de posts que abordem cada um dos motivos.
Hoje, o assunto abordado é o erro na contratação: um problema muito comum e de fácil solução.
1. Erro na contratação
O erro na contratação decorre, geralmente, da falta de informação que se tem sobre o assunto. A maioria dos textos e artigos são técnicos e de difícil entendimento, o que prejudica o entendimento. Para auxiliá-lo a realizar uma contratação eficiente elencamos os requisitos essenciais que devem ser observados no planejamento:
Dimensionamento da velocidade de banda — Que critérios você usa ao contratar a internet para sua empresa? Você sabe dimensionar a necessidade ou vai no chute?
Por falta de informações claras para a tomada de decisão, geralmente se contrata uma conexão de internet com uma velocidade maior ou menor do que precisa realmente. E uma certeza existe: ao contratar sem informação você sempre sai perdendo. Se contrata uma velocidade acima da necessária perde dinheiro (os custos com a internet no Brasil ainda são altos), se abaixo perde produção.
Para o correto dimensionamento da conexão deve-se levar em conta qual o uso que será feito e quantos dispositivos acessaram simultaneamente da internet.
Tipo de tecnologia de conexão — No Brasil encontramos diversos meios de transmissão dos dados através da internet. Podemos contratar conexão via fibra ótica, xDSL, cabo, satélite, rádio, telefonia móvel (celular) e linha discada (há quem use). Cada uma se comporta de uma maneira diferente que interfere diretamente na garantia de banda. A qualidade do serviço tem tudo a ver com o tipo tecnologia de conexão que você contrata.
A pesquisa TIC Empresas 2015 também mostra que 70% das empresas têm conexão à Internet via linha telefônica — DSL e 64% via cabo, enquanto apenas 5% possuem conexão discada e 6% via satélite.
Garantia de banda — Você precisa ter em mente que a velocidade contratada não é a mesma entregue. As únicas conexões que atingem quase 100% da velocidade contratada são os links dedicados.
A velocidade contratada representa a velocidade máxima configurada dentro da rede da operadora que fornece o serviço de conexão à internet. Isso não quer dizer que é a velocidade nominal. Por exemplo, as operadoras aplicam um percentual de garantia que gira em torno de 10% da velocidade contratada quando utilizadas tecnologias como ADSL e Cabo.
Então, se você contratar uma internet de 10 Mbps poderá contar apenas com 1Mbps. Isto é um fato.
Tipo de plano — As operadoras disponibilizam dois, tipo macro de planos: empresarial (corporativo) e doméstico. Cada um tem as suas particularidades e são formados pensando nas necessidades, uso e prioridades dos consumidores.
Ao contratar um plano é importante avaliar qual a importância que a internet tem para o seu negócio. Aqui, vale ficar atento ao serviço de atendimento que será contratado. Isso porque há diferente no tipo de suporte técnico, tempo de resposta e de retorno do serviço de internet (acordo de SLA) entre o plano empresarial e o doméstico.
Tenha em vista que o SLA do plano empresarial é bem mais curto do que o do doméstico. Enquanto um pode levar 04 horas para restabelecer o serviço o outro pode levar 24 horas ou mais.
Quanto tempo a sua empresa pode ficar com a operação parada? A resposta é um bom indicativo para esta decisão.
Muitos problemas na contratação decorrem da falta de informação ou até mesmo da dificuldade de entendimento com relação os critérios que devem ser analisados. Uma contratação de internet bem planejada é o primeiro passo para garantir o recebimento de um serviço adequado às necessidades da sua empresa.
Esperamos que esse texto contribua para melhorar a tomada de decisão e que tragam estabilidade à operação da empresa.
Você tem alguma experiência ou história sobre interrupção, ou parada da internet que aconteceu na empresa? Compartilha com a gente nos comentários.