Assimetria de banda: você ainda não sabe o que é? Pois deveria saber .

Assimetria de banda: você ainda não sabe o que é? Pois deveria saber .

É bem provável que esta expressão esquisita seja a causa dos seus problemas com a internet.

Olá! Decidi escrever hoje sobre assimetria de banda porque eu acho que não ter conhecimento sobre este assunto pode provocar prejuízo para o negócio. Uma escolha inadequada, em geral, leva ao desempenho baixo, interrupção ou necessidade de cancelamento e recontratação das conexões de internet.

Para começar, vou esclarecer o que é upload e o que é download. O download é quando você recebe um arquivo ou algum dado de algum ponto da internet e para gravar ou visualizar no seu computador (ou na rede da empresa). Já upload é o oposto, quando você envia um arquivo ou algum dado do seu computador (ou rede) para algum ponto da internet.

Um exemplo prático: quando eu acesso um portal para ler notícias, eu estou baixando dados (que são as notícias). Quando eu envio um e-mail do meu Outlook para alguém, eu estou enviando dados.

Considerando que você já tem uma ideia sobre download e upload vou dar um passo a adiante e falar sobre o tipo de banda de internet.

Existem as conexões assimétricas, que são bem conhecidas pelo público doméstico. São aqueles planos ADSL, cabo e alguns tipos de rádio. Levam o nome de assimétricas porque a velocidade de download e upload são diferentes. Sendo o download a maior (e aquela que aparece na propaganda) e upload bem pequeno (em geral em torno de 10% do upload).

Já as conexões simétricas tem as velocidades de download e upload iguais, além de algumas garantias de velocidade e disponibilidade especificadas no contrato. Por este motivo são usadas por empresas e provedores de serviços de internet, pois esses negócios, em geral, demandam por estabilidade e fluxo intenso de dados no sentido norte-sul.

Achou estranho o termo norte-sul? Eu explico. Damos esse nome quando o fluxo de dados é enviar ou receber dados da internet. Vejam que é uma analogia, como quando você olha uma bússola onde o norte fica para cima e o sul para baixo (vertical). Também pode ser que ouça falar em tráfego leste-oeste, que é o contrário. Aqui o fluxo de dados ocorre entre computadores dentro de uma rede ou datacenter (horizontal).

Agora que você sabe alguns conceitos já dá para pensar no que pode dar errado. Uma contratação inadequada vai fazer com que os serviços não funcionem como esperado e eu separei duas questões interessantes sobre isso.

Por que o envio de arquivos é lento se baixo tudo muito rápido?

Considerando o que já mostrei até aqui, podemos concluir que tenho uma contratação de uma conexão ADSL. Se ela for de 30Mbps vai baixar arquivos rápido. Mas se comparar com a velocidade de envio de 3Mbps, o envio vai mal.

Eu contratei ADSL com IP fixo posso hospedar uma APP ou site?

Existem opções de contratação de ADSL com endereço de internet (IP) fixo. No entanto essa não altera a velocidade de upload. Se eu seguir com a minha conexão de 30Mbps, meu site vai ter apenas 3Mbps de disponibilidade. Se eu quiser bombar na internet, seguir assim é uma péssima escolha.

Para encerrar, quero deixar claro que é possível medir tanto a velocidade como o uso da capacidade da banda. Basta usar os equipamentos adequados.

Espero que com as informações deste artigo você tenha adquirido conhecimento suficiente para que a tomada de decisão sobre conexões de internet seja adequada à sua necessidade.

E então quantas conexões existem na sua empresa? Você sabe de que tipo são elas? E como é a demanda por internet hoje? Você sabe se usa tudo que contrata ou se falta? Boas questões para se pensar no carnaval.